Meu Condomínio Recicla aborda cerca de 60 condomínios

Data da publicação: 30/05/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A equipe de educação ambiental da Urbam (Urbanizadora Municipal) já realizou cerca de 60 abordagens em prédios e condomínios no Programa “Meu Condomínio Recicla”. As visitas são para esclarecer as dúvidas sobre a separação correta dos resíduos comuns e recicláveis, além dos eletroeletrônicos e resíduos que devem ser destinados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Os condomínios que atingirem os melhores níveis de separação e destinação correta dos resíduos receberão o Selo Verde.

Na quarta (25) foi dia de visita no Edifício Patamares, no centro da cidade. O síndico Nilton Bonafé Júnior aprovou o programa. “A conscientização dos moradores para que façam a separação dos materiais recicláveis é essencial. Precisamos pensar nos nossos filhos que poderão se beneficiar com os projetos ambientais feitos agora”. 

Selo Verde

Uma das características desse selo é a implantação do marketing verde, uma estratégia focada na sustentabilidade, proporcionando maior valor agregado aos condomínios.

A equipe apresenta o programa, envolve os moradores com um vídeo educativo, folhetos e cartazes. Os materiais poderão ser compartilhados com os moradores que não estiverem presentes.

Quando retornarem ao edifício, a equipe avalia se o mesmo adotou as melhorias identificadas.

Mais benefícios

Os resíduos descartados corretamente trazem benefícios em três esferas: ambiental, social e econômico.

Quando os materiais recicláveis são destinados corretamente nos contêineres azuis que a Urbam disponibiliza nos condomínios, os moradores ajudam a proteger o planeta. Os resíduos seguem para a indústria recicladora, minimizando os impactos ambientais com menos matéria-prima retirada do meio ambiente para a produção de novos materiais. Além disso, a coleta seletiva aumenta a vida útil do nosso aterro sanitário.

Os materiais reciclados transformam vidas. Eles proporcionam geração de renda para os catadores que vivem da reciclagem. Em 2017, a Prefeitura de São José dos Campos realizou a inclusão social de mais de cem famílias de três cooperativas no Centro de Triagem dos Materiais Recicláveis da Urbam.

Separação adequada

O município conta com uma excelente estrutura para a realização da limpeza urbana, da coleta seletiva e da coleta comum. Os condomínios recebem contêineres nas cores azul (reciclável) e marron (lixo comum). Os moradores só precisam de duas lixeiras em casa e depois destinar estes materiais nos contêineres adequados. Já o condomínio, precisa disponibilizar os contêineres nos dias e horários corretos de cada coleta. Os dias e horários que a coleta passa na sua rua podem ser consultados no site: www.urbam.com.br

Ou seja, quando os resíduos são destinados corretamente, podemos aumentar ainda mais o volume dos materiais recicláveis beneficiando o meio ambiente e centenas de famílias.

Como participar

As solicitações para as visitas podem ser feitas pelo telefone: 3944-9434