Urbam vai produzir energia limpa a partir do biogás do aterro

Data da publicação: 21/07/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

Pelo menos 30% da energia consumida pela Prefeitura de São José dos Campos será derivada de energia limpa gerada a partir do biogás captado no aterro sanitário da cidade, operado pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

A implantação da unidade geradora de energia elétrica movida a biogás deverá ocorrer em até 9 meses após o término da licitação que será aberta este mês para compra da unidade geradora, sua instalação e as devidas manutenções preventivas. A operação da unidade ficará a cargo da Urbam.

As licenças ambientais necessárias de instalação já foram concedidas pelos órgãos reguladores. A produção de energia elétrica, por meio de fonte renovável, é menos poluente do que a simples queima do biogás em flare – como é feita atualmente.

A capacidade de geração é de 1,6 MWh – equivalente a 30% do que a Prefeitura consome. O investimento será de R$ 10 milhões, com um retorno previsto em 4 anos. A captação de biogás do aterro é suficiente para gerar energia nos próximos 15 anos.

Biogás

Desde 2008, todo o gás captado no aterro sanitário da cidade é queimado e eliminado na Central de Tratamento de Biogás, deixando de poluir a atmosfera.

O biogás é resultado da decomposição do lixo que está confinado no aterro, e é composto principalmente pelo gás metano (CH4), 21 vezes mais impactante na atmosfera que o dióxido de carbono (CO2) e em mínimas proporções pelo gás sulfídrico (H2S), causador de odores desagradáveis, oxigênio (O2), além de outros. O tratamento feito pela Urbam elimina o biogás, que é captado por uma rede de drenos subterrâneos que se estendem em toda a área do aterro e é direcionado à central.

O tratamento atual é feito através da “queima enclausurada” em um flare, à temperatura aproximada de 600 graus, que funciona de forma ininterrupta. Com o novo projeto, este gás deixa de ser apenas queimado e se transforma em energia limpa.