Ecopontos de óleo chegam a 42 unidades em São José
Data da publicação: 03/11/2026 - Tempo de leitura: 2 minutos
Foto: Urbam
São José dos Campos concluiu, no sábado (31), a instalação de 25 novos ecopontos para descarte de óleo de cozinha usado.
Instalados ao longo de outubro, os barris se somam aos 17 já disponíveis desde o lançamento do programa, em setembro, totalizando 42 pontos de coleta na cidade.
Novos locais
Os novos ecopontos foram instalados em Cedins e Casas do Idoso, além de uma unidade no Parque Vicentina Aranha. A ampliação aproxima o descarte correto do dia a dia dos munícipes e leva a coleta para equipamentos públicos de diferentes regiões. Clique aqui e encontre o ecoponto mais próximo.
A iniciativa é realizada em parceria com a empresa Captóleo, por meio de chamamento público da Urbam, e funciona sem custos para os cofres públicos e para a população. Ao todo, serão implantados gradualmente 120 ecopontos ao longo de 12 meses.
Logística reversa
Cada litro de óleo descartado corretamente rende R$ 1,00 em benefício ao morador, valor que pode ser sacado via PIX a partir de 20 litros validados no aplicativo da empresa parceira.
Todo o óleo coletado é transformado em biodiesel, um combustível renovável que ajuda a reduzir a emissão de poluentes.