Contrato para concessão de tratamento de chorume é assinado
Data da publicação: 26/02/2026 - Tempo de leitura: 4 minutos
Foto: Divulgação Urbam
São José dos Campos sai mais uma vez na vanguarda da inovação e sustentabilidade. Foi assinado nesta quarta-feira (25) o contrato para concessão do tratamento de chorume gerado na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da cidade (ETRS).
O chorume é o líquido escuro resultante da decomposição de resíduos, o fluido deixará de percorrer quase 250 km (ida e volta) até o local de destinação, para ser tratado in loco, dentro do próprio aterro sanitário.
Com o novo método, o chorume vai gerar diferentes subprodutos, como biofertilizantes e água de reuso, que será usada para irrigação de áreas verdes públicas, lavagens de vias e manutenções na ETRS. Além disso, o tratamento in loco elimina a necessidade de transporte, neutralizando as emissões de CO2.
Concessão
A Urbam (Urbanizadora Municipal) assinou um contrato de concessão administrativa com a empresa OuroNitro para a instalação, operação e manutenção de uma unidade para tratamento de chorume. A concessão será por 20 anos e a previsão é de implantar todo o sistema até o final do segundo semestre deste ano.
A concessão vai possibilitar uma economia de até 40% com as despesas de coleta, transporte e destinação de chorume, além da economia com a aquisição de água para irrigação de áreas verdes públicas, lavagens de vias e a manutenção do aterro sanitário.
Aterro sanitário
O aterro sanitário recebeu nota 10 pela Cetesb por cinco vezes, sendo quatro consecutivas, pelas boas práticas adotadas na Estação de Tratamento.
O tratamento do chorume é mais uma inovação sustentável. Há mais de um ano, o biogás gerado no aterro sanitário é transformado em energia elétrica para abastecer o equivalente a 30% dos prédios públicos.