São José retoma a obra de modernização do Mercadão

Data da publicação: 29/08/2025 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos reiniciou a obra de requalificação das áreas comuns do Mercado Municipal. Agora sob responsabilidade da Urbam o serviço tem término previsto para julho de 2027.

No momento, a empresa está realizando os serviços de adequação das instalações elétricas e hidrossanitárias dos módulos pré-fabricados instalados na Rua 7 de Setembro, os quais abrigarão temporariamente os comerciantes durante o período das obras. Além disso, as equipes estão fazendo a substituição da rede de esgoto externa ao prédio, que tem mais de cem anos de existência. A escavação precisa ser manual devido ao espaço estreito para a ação.

Posteriormente, vão começar os trabalhos no interior do Mercadão, que serão feitos em três partes. Os comerciantes do trecho em obras serão transferidos para os módulos externos, enquanto os demais continuarão trabalhando normalmente na parte restante.

Os serviços da obra incluem a substituição do telhado do Mercado, a troca completa das instalações elétricas, nova iluminação em LED, novo piso de cerâmica extrudada, nova rede de abastecimento de água, instalação de caixas de gordura e substituição completa do sistema de esgoto, novo sistema de drenagem, além da pintura das fachadas internas e externas. Também serão realizadas outras intervenções de infraestrutura necessárias para a emissão do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é a certidão que atesta as condições de segurança contra incêndio e pânico da edificação.

Como parte das melhorias, a Prefeitura também entregará quatro parklets instalados nos calçadões laterais do prédio. A novidade vai ampliar a capacidade de atendimento aos consumidores e garantir maior rentabilidade à Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (ACMM), que assumiu a gestão e manutenção do espaço por 15 anos, conforme contrato de concessão assinado em fevereiro de 2024.

Após a revitalização, o centenário centro de compras e abastecimento ficará mais moderno e atrativo aos frequentadores. Compromisso do Plano de Gestão 2025-2028, a reforma do Mercadão faz parte do programa Urbaniza Centro, que tem como objetivo revitalizar a região central da cidade.